brasilseguranca.com.br

 »Apresentação

 »Segurança Publica

 »A Arte do Choque

 »Segurança Sem Fronteiras

 »Segurança empresarial

 »Valorização Policial
 »Evite um crime
 »Comportamento
 »Segurança Pessoal
 »Transito
 »Segurança eleitoral
 »Cristo e Tiradentes/sentenças
 »Sua opinião
 »Forum
 »Contato & Equipe
 
 

Receba nosso News

InscreveSai da lista

 

Contato: fator@brasilseguranca.com.br  

 
Apresentação

Este site é o desenvolvimento de uma contribuição singela e despretensiosa pelo qual seu organizador pretende proporcionar algumas informações essenciais à população e às instituições diversas, relativas à própria defesa e à proteção pública, não como um ponto de referência para a solução dos enigmáticos problemas da segurança, apenas viabilizando uma troca de experiências, permitindo outros questionamentos, gerando uma consciência, admitindo comparações e ampliando o campo da pesquisa e oportunizando conclusões, com fundamento nas experiências anteriores somadas pelo autor e vivenciadas no real panorama da insegurança e da violência humana, inclusive, já contando com a participação e colaboração dos visitantes, os quais já ficam convidados a contribuir. A sua idéia é muito oportuna e bem recebida.

Quase todo o quadro de insegurança pode ser previsível por quaisquer de seus aspectos, portanto, habilmente minimizável, ao mesmo tempo em que se implementam maiores e melhores técnicas de proteção direta ao cidadão. Diversas foram as iniciativas adotadas através dos tempos pelo universo das organizações, umas com toques de sofisticação e aparatos econômicos, outras, com toda simplicidade, funcionalidade e continuidade. Neste concerto de medidas, este site é um simples recurso que se opõe ao fenômeno da crescente escalada da violência e da insegurança, que hoje já não exclui nem discrimina ninguém. Os capítulos seguintes não são inéditos e nem constituem teses, apenas são conjecturas com possibilidade de ilustrar e orientar consultas, portanto, não são suficientes para compor o elenco das grandes soluções. A questão da segurança como instituição requer programas, determinações, vontades, motivações e iniciativas multidisciplinares, constantes e profundas. Embora que no plano global a prevenção e o combate à violência exijam esse engajamento de envergadura, localizadamente, em áreas de pequenos adensamentos populacionais é garantida a desejada tranqüilidade pública pela presença efetiva e atuante de um policial vigilante e diligente com o mínimo indispensável de equipamento, sem maiores investimentos. A segurança do cidadão não é fruto exclusivo do emprego de vultosos recursos financeiros, nem de técnicas ultra-sofisticadas, nem só do emprego de artefatos de última geração e nem pondo mãos às armas de grande resolução, senão, tendo às mãos a informação como maior arma da prudência e da eficiência contra o crime; para complementar o concerto tornam-se compulsórias a existência de um bloco de idéias e estratégias exeqüíveis e a participação de quem efetivamente tenha disposição, vontade e coragem para assumir a articulação de qualquer projeto, a despeito de qualquer antagonismo, incorporando a postura de um verdadeiro executivo policial incansável, figura esta que há muito se ressente a segurança pública. Em quaisquer dos casos, se não existir vigilância policial e capacidade de iniciativa, e, se houver desconhecimento dos diversos fatores de risco que, ocasionalmente, podem entrar em alinhamento, convergindo, ali ou acolá, para evidenciar a cadeia do delito, este, torna-se factível pela negligência; assim sendo, sem estas diligências básicas qualquer esforço concentrado pode ser mero paliativo, desproveito ou vedetismo.

Ao longo dos tempos, os temas irão abordar os mais diversos aspectos do cotidiano de todos, encerrando orientações e propostas com possibilidade de fortalecer a idéia de segurança individual, algumas atividades policiais, a integridade patrimonial, conseqüentemente, a incolumidade pública, em especial, alertando as pessoas para evitar o envolvimento no crime e não se exporem como vítimas, pois a segurança de todos, começa em cada um. Resumidamente, o site é conjunto de propostas que pode contribuir para as práticas de proteção à população, tudo apresentado como informação. Na verdade, é um site que aborda o fortalecimento da segurança pública e individual, desperta para a reflexão contra o crime e enfatiza a valorização policial.

O site ainda pode colaborar para que o povo conheça de perto um pequeno conjunto de atividades desenvolvidas pela polícia, quer no plano ostensivo, preventivo, repressivo ou na educação contra o crime, sempre se relacionando com o seu modus operandi policial, compreendendo a complexidade da missão, tornando-se defensor da causa e aliado desse trabalho, aproximando-se mais do policial que o protege, estabelecendo o respeito mútuo. Igualmente, o site sugere algumas práticas operacionais, assistenciais e administrativas de rotina, globalizando conhecimentos, promovendo a discussão de conceitos, universalizando e uniformizando procedimentos, despertando para a tomada de iniciativas e decisões, conscientizando da responsabilidade, apresentando padrões de dificuldade contra a ação marginal como maior antítese à violência, fomentando a humanização da função sem exceder os limites permissíveis da tolerância e nem do emprego de recursos necessários à execução da lei, e mais, corroborando para estabelecer a valorização do profissional, ensejando vez e voz, necessários à cidadania de todos, por vezes tão esquecida para alguns policiais, o que faz restaurar e viabilizar a auto-estima como principal ferramenta para o efetivo engajamento no cotidiano da segurança pública que tanto stressa o profissional.

Por fim, este espaço com uma seqüência de inúmeras proposições, encontra-se disponível a todos, sendo livre a sua utilização para a segurança própria, pública e privada, concebível conforme as conveniências de cada um. Se houver aproveitamento de algum assunto para si ou para sua organização, solicitamos a necessária divulgação, inclusive, fora do universo internauta e, quanto às instituições, que, nas suas documentações façam alusão ao site. Como nenhum texto encera a matéria por completa, aguardamos sua contribuição, relatando o emprego, experiências e repercussões desta concepção, fazendo através de e-mail 

Com os cumprimentos do idealizador.

Manoel Damasceno de Souza
Cel PMCE/RR

[Volta a Principal]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

clique aqui!
by Banner-Link

clique aqui!
by Banner-Link

clique aqui!
by Banner-Link

 

Copyright© - Brasil Segurança. Todos os direitos reservados.
Hospedado na
Oceano Digital